O meu nome é linpópó e sou um recém chegado a terras orientais da China, nomeadamente Macau.
Já se passaram duas semanas desde a minha chegada e até hoje não paro de me deliciar com todas estas iguarias orientais, tanto em termos gastronómicos com em termos visuais. Para começar, nada melhor que uma viagem confortável num total de 14h... Isto sem contar com as horas de espera entre vôos que passaria para as 26h ;)
O trajecto iniciou-se em Faro, pelas 06:05, passando por Lisboa, Munique e Hong Kong. A melhor parte da viagem foi mesmo Munique -> Hong Kong. Sem dúvida, será uma viagem para mais tarde recordar. Aqueles bancos desconfortáveis que tantas horas de sono não me proporcionavam, juntamente com a gastronomia avionética que tanto desconforto causou ao meu estômago delicado e sensível de engenheiro. Mas o bom mesmo foi a calorosa recepção que as hospedeiras de bordo forneceram. :$
Eu imagino o que lhes passaria pela cabeça ao verem-me entrar no avião, após tar a pé desde as 6 da matina com 2 vôos pelo meio e uma cara de quem tava a pedir cama há muito tempo... Sem dúvida que a palavra sensualidade não pode passar despercebida no meio de tanta locomoção.
Aquando da chegada a Macau deparo-me com um mundo impressionante. Por um lado o impressionismo que se apresenta aos meus olhos com a "beleza" das construções magnificamente imponantes de casinos e hóteis que aparentam um luxo fora do normal, isto tudo com moradias a cair aos pedaços e completamente devoradas pelo tempo e a poluição, mesmo ali ao lado. Eis o exemplo:
E não só. Após sair do terminal maritimo, acompanhado das minhas amigas, já havia voluntários a oferecerem-se para nos levarem a casa por preços bem acessiveis que os taxitas não praticam... Ora, isto tudo não passa de actos de extrema bondade e carinho, como nunca tinha visto. Escusado será dizer que o preço pedido era de 100 MOP e que a viagem de táxi (com uns 10 minutos de espera para apanhar) ficou-se pelos 30 MOP. Sem dúvida que era um preço justo.
Mas o melhor estaria para vir nos dias que se seguiram. Após aquele choque cultural forte que nem um embate de placas tectónicas, deparo-me com os hábitos alimentares, sociais e tudo o mais inigualáveis. Desde a belissima arte de descacar unhas de pé e de mão em pleno autocarro público à competição nacional de escarreta, efectuada nos mais diversos locais, espalhados por esta solarenta terra. Sem dúvida actos que impuseram lágrimas de alegria e forte emoção no meu rosto, amplificadas pelo sorriso que a minha cara desenhava ao presenciar actos tão belos.
Mas nem tudo são rosas neste cantinho do mundo... Para começar a horrivel visão que tenho todos os dias ao acordar de manhã enquanto me preparo para o trabalho.
E por falar em trabalho, vamos lá tornar esta conversa séria. Sem dúvida alguma, este povo trabalha que nem formigas, mas daquelas bem trabalhadoras. Há quem trabalhe 7 dias por semana (sim, leram bem) com férias apenas na altura do ano novo chinês. Que é quando eles saem à rua e isto tudo parece uma pista de carrinhos de choque, tudo à pancada, impossivel de transitar, tornando-se um verdadeiro teste de paciência ao mais calmo dos seres.
Bem meus amigos, para já fico por aqui... Certamente voltarei para contar mais peripécias. Alias, historias não me faltam, terei mesmo que mencionar a viagem aqui ao lado, a Zhuhai... Algo que ficará na memória de todo aquele que ler a aventura do engenheiro linpópó e seus companheiros por terras verdadeiramente chinesas ;)
Macau... Cada vez te adoro mais :D
Essa pêra esbranquiçou mto rapidamente :-) deve ser dos "dim sum's", noodles e coisas afins...
ResponderEliminarAbraço!
Tou a ver que estás mesmo a gostar disso... :P ou então não.. não deu para perceber bem no meio de tanta ironia :P Força nisso! :) São só uns mesitos :)
ResponderEliminarLOL! Sim é mt ironico, mas acredita que estou a curtir mt e agora começo a aperceber-me melhor do sitio onde estou e da sua potencialidade. Acho que não é um sitio para todos mas que tem o seu lado bom :)
ResponderEliminar