sábado, 20 de fevereiro de 2010

Butterfly Explosion: Uma mais que agradável surpresa =)

De há algum tempo para cá tenho vindo a escutar uma banda irlandesa, que despertou o meu interesse duma maneira impressionante. É certo que o estilo de música que mais privilegio é o Rock/Metal mas sempre senti que o estilo que mais me acentua e melhor se adequa às minhas necessidades é o Experimental/Alternative ou Grunge.
Bandas como Deftones, Sunk Loto, Armor For Sleep, Idiot Pilot, Audioslave, Bush, Godhead, Institute, Monoral e outras mais adequam-se exactamente ao estilo que busco na maioria das vezes que pretendo ouvir música. Claro, todos nós temos fases em que se ouve um certo estilo ou grupo mais do que o habitual e obviamente não sou excepção (Jazz, Blues e porque não uma boa canção de Madredeus de vez em quando?)!
Quero com isto dizer que há mais e muito mais boa música que só aqueles estilos ou grupos que referi e que não fica nada mal, nem mesmo a um metaleiro, ganhar um bocadito mais de conhecimento para além daquele circulo que lhe é habitualmente referencial.
The Butterfly Explosion veio literalmente ao meu encontro através duma sugestão do facebook há já alguns meses e devo confessar que admirei-me de um grupo com esta qualidade não ser mais conhecido até ao momento em que escrevo este blog.
Após ouvir algumas músicas no seu myspace decidi que era manda-tório cuscar mais: que álbuns há, se há videoclips, concertos agendados, enfim cuscar! :P
Para minha surpresa já tinham concertos planeados no UK (sortudos!) e já haviam rumores de uma tournée pelos U.S. que se veio a confirmar e pelos vistos fizeram um belo furor! Tanto que já lançaram o seu 1º álbum de estúdio denominado "Lost Trails".
Isto é tudo o que se pode pedir duma banda em geral: músicas que nos fazem sentir "ligados" desde a 1ª música até à última, sempre deixando uma sensação por mais. Escusado será dizer que quando acabei de ouvir o CD tive que ouvi-lo outra vez para ter a certeza do que o que estava a ouvir era mesmo verdade: eles são mesmo bons! :D
Tão bons que as críticas em geral dão cotação máxima a este álbum! E já têm planos para uma tournée europeia (Portugal incluído :D)!

The Butterfly Explosion "Lost Trails" by Linpópó



Official page

Closer, a primeira música do álbum, tem tudo para ser o single de lançamento e reconhecimento da banda. Começa bem, com fortes mas melódicos ritmos de guitarra e uma voz que cativa em qualquer das músicas que se possam seguir. Gazz, o vocalista da banda, revela uma voz que acentua em qualquer das canções que o ouvimos e arrisco a dizer mesmo, é daquelas vozes que ficam na cabeça!
De resto seguem-se Tracing Stars, Sophia, Chemistry, Automatic, Turn In You, Insulate My Dreams, Carpark, Crash ...See You On The Other Side, A Nearer Sky e A Warmer Moment.
O destaque maior (em minha opinião) vai para as três últimas músicas que são brilhantes! Não que as outras músicas não acompanhem estas, pelo contrário, são essenciais para o CD como um todo e acho que qualquer uma delas vale por si e contribuem para uma experiência sonora deveras memorável, tendo em conta que a duração do álbum é de praticamente uma hora (o que é de louvar!).
Resumidamente, é um álbum que vale por si só ou por qualquer uma das músicas, todo muito bem trabalhado e que chega a saber a pouco! :-)

As I've seen on facebook that my review is being announced I've decided to say it in plain English what i think of the album (no need for translations):

"Lost Trails is one of those, few, albums that manages to capture your attention and sensitivity from beginning to end. It's just that rare nowadays that you cannot let this pass you by, even if you want to. Everything seems to fit in all ways possible, never having a feeling that something should have been done better or different! It's this good and there's no regret in saying it out loud! :)"

Rating: 5/5 Linpópós!!



Para finalizar deixo um link com os dois EP's da banda que podem escutar na íntegra e caso gostem já sabem, apoiem a banda e comprem o cd, só custa 8€ + 3.15€ de portes.

2 comentários: